Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

As Formigas

António Câmara foi Prémio Pessoa. É capaz de ser o prémio mais importante que temos por cá, pelo menos num registo multidisciplinar.
Manuel Pais Clemente foi escolhido pelo American Biographical Institute para integrar o livro "Great Minds of the 21st Century". É o único português que lá figura. Esta é uma publicação de alta reputação internacional, apesar de, como tudo o que vem da terra do Bush, ter de ser visto com o sobrolho franzido.
Nenhum destes homens está na lista dos 100 mais dos Grandes Portugueses. Aliás, nenhum deles integra os quase 300 que a RTP sugeriu antes das votações.
Quantos portugueses se lembrariam deste par antes das distinções que receberam? Quantos portugueses os conheciam? Quantos portugueses os conhecem, ainda hoje?

Há formigas, discretas, quase invisíveis, que trabalham. Não as vemos. Não as conhecemos, a não ser que nos dotemos de uma lupa e vamos à procura delas. Mas trabalham, são válidas e “andem” aí.
Não olhem, peço, apenas para os cromos do costume quando forem chamados a sugerir, ou mesmo a escolher, os vossos representantes. Sejam criativos, inovadores, anti-marasmo, e vão buscar a lupa.
As formigas estão por todo o lado. É só desviarmos da frente aqueles que se metem sempre no caminho e encontramo-las, a desempenhar as tarefas aparentemente mais insignificantes mas sempre tão decisivas para que o ruir do sistema não seja premente.
Mostrem-nas, façam-nas sair da sombra. Precisamos delas.

E, sim, estou a falar de Corfebol.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há coisas que de tão pertinentes e oportunas não carecem de estar brilhantes do ponto de vista literário.
Se bem percebo a intenção, que acho que percebo à luz de algumas coisas que me têm sido segredadas, este post é histórico.

terça-feira, 13 fevereiro, 2007  
Blogger Amândio said...

Concordo a 100%. Pena é que essas formigas raramente vêem o seu trabalho reconhecido pelos demais. Fica apenas uma consciência tranquila de uma trabalho bem feito.

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Possivelmente não é sem razão que atribuímos à ingenuidade e ignorância a facilidade de crer e de se deixar persuadir: pois parece-me haver aprendido outrora que a crença era como uma impressão que se fazia na nossa alma; e, na medida em que esta se encontrava mais mole e com menor resistência, era mais fácil imprimir-lhe algo. Assim como, necessariamente, os pesos que nele colocamos fazem pender o prato da balança, assim a evidência arrasta a mente (Cícero). Quanto mais vazia e sem contrapeso está a alma, mais facilmente ela cede sob a carga da primeira persuasão. Eis porque os jogadores, treinadores, (...) e os dirigentes estão mais sujeitos a ser conduzidos pelas orelhas (ou seja, pelo que ouvem). Mas também, por outro lado, é uma tola presunção ir desdenhando e condenando como falso o que não nos parece verosímil; esse é um vício habitual nos que pensam ter algum discernimento além do comum. Outrora eu agia assim, e, se ouvia falar de "espíritos" que retornam, ou do prognóstico das coisas futuras, de "encantamentos", de "feitiçarias"(só no Corfebol vão buscar estas coisas), ou contarem alguma outra história que eu não conseguisse compreender, vinha-me compaixão pela pobre equipa lograda por essas loucuras. Mas actualmente acho que eu próprio era no mínimo igualmente digno de pena; não que posteriormente a experiência me tenha feito perceber acima das minhas primeiras crenças, o que no entanto não dependeu da minha curiosidade (não resultou de uma falta de curiosidade minha); mas a razão ensinou-me que condenar assim resolutamente uma coisa como falsa e impossível é atribuir a si mesmo o privilégio de saber as fronteiras e os limites da vontade de todos os corfebolistas e do poder da nossa mãe natureza; e que não há no mundo loucura mais imensa do que reduzi-los à medida da nossa capacidade e inteligência.
Concordo Avô

sábado, 17 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

com este texto corremos o risco de misturar as ditas "formigas" com maus jogadores, que fazem com certesa muita coisa no jogo,mas 80% dela é inutil,essas "formigas trapalhonas",algumas postam no blog,utilizam este tipo de textos para reivindicar para elas o que nao lhes pertence.por isso nao me espantaria que surgissem aqui pseudo formigas a reclamarem idas á selecçao

segunda-feira, 19 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Após a leitura atenta dos posts anteriormente deixados, fico sinceramente com a clara impressão de que qualquer um destes corfebolistas seria muito mais razoável e até "vistoso" (que é sem dúvida o seu grande objectivo) numa carreira ligada à literatura do que no mundo do desporto e em particular no mundo do Corfebol...
Por tudo isto e, apesar de ainda assim achar que há arestas a ser limadas, ficam os meus parabens a estas pessoas, não enquanto corfebolistas (não mesmo), mas sim enquanto futuras promessas da "escrita" portuguesa.

segunda-feira, 19 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

big looool
obrigado na parte que me toca, pois também concordo que como corfebolista não tenho futuro, a minha prof. de português bem diz para seguir a escrita, mas eu não me convenço, inda sou muito novo para esse tipo de coisas, quem sabe um dia não verão um livro meu publicado algures no meio de nenhures, mas esse meu livro apenas terá coisas relacionadas comigo e que possam certamente ajudar o corfebol...

terça-feira, 20 fevereiro, 2007  
Blogger Amândio said...

Na parte que me toca, esse comentário não me afecta, pois apenas escrevi a minha opinião, sem intenções de "ser vistoso".... mas ao menos tive a coragem de assumir e colocar o meu nome, não me escondendo cobardemente atrás de um "anónimo".

P.S. - Sei que não sou nem vou ser um bom jogador de corfebol, mas ao menos assumo as minhas palavras

quarta-feira, 21 fevereiro, 2007  
Blogger Avô said...

Por acaso, os dois comentadores identificados são daqueles que dão de si mais do que o faz a média dos habitantes deste nosso Mundo.
São daqueles que vemos frequentemente a dizer sim aos pedidos de ajuda, dos mais pontuais - como um simples carregar de postes para dentro do campo - aos mais complexos - como o pertencer a uma qualquer estrutura organizativa.
Sim, o Emi já teve em tempos um desabafo sobre uma não ida a uma selecção. Sim, sou dos que acham que foi despropositado. Aliás, até parafraseei alguém, ligando-o parodialmente ao Vítor Baía. Mas estaria no seu direito e esse desabafo terá servido para identificar questões mais amplas do que a simples convocatória.
Mas peço-vos que não persistam em misturar passas com taças. Gosto de ler comentários e não me preocupa minimamente que sejam anónimos, mas não criem assuntos que não estejam nos posts. Isso leva ao chorrilho de disparates que se viu no post anterior e a paciência vai sendo cada vez menos!
Obrigado por cá andarem, leitores e comentadores do Blog.. Sem vocês isto não faria sentido e tenho o prazer de sentir que o sentido existe.

quinta-feira, 22 fevereiro, 2007  
Blogger Amândio said...

Avô, primeiro que tudo agradeço a tua opinião sobre mim. Segundo peço-te desculpa pelo meu 2º post, que serviu de resposta ao que foi escrito, mas senti-me atacado e tinha que me defender.
Fico à espera de ler mais comentários teus. Abraço

sexta-feira, 23 fevereiro, 2007  
Blogger Bruno Noronha said...

Oh que coisa estranha... O Avô é de facto de tempos antigos, de comentarios interessantes e divertidos no antigo forum da federacao e sem duvida, acutilante e inteligente nas coisas que diz. Nao um puto impulsivo como eu... Sou assim, levarei tempo a mudar! Por isso avô e todos os outros vao desculpar-me mas nao me consigo conter novamente...

Mas como é que ha uma besta que critica o Amandio? Aparecia nos torneios dos miudos, sempre disponivel para mais um esforço, nunca diz que nao a um pedido... Tenham juizo pessoal! Amandio, apesar de termos sido sempre de clubes diferentes acho que estás de parabens por todos os esforços e aqui entre nós, eu e tu somos autenticas vedetas do corfebol portugues, simplesmente somos diamantes por lapidar! Eheheh... Nunca viram o potencial que tinhamos! Eheheh...

Tenham juizo e mais uma vez, a casa de banho é um lugar para brincarem, a ver se ficam mais relaxados!!!

domingo, 04 março, 2007  
Anonymous Anónimo said...

como tnh o direito de resposta,olha la oh besta...mas quem e que se referiu ao amandio!!aprendam a ler sff!o unico que percebeu onde eu keria xegar com os meus comentarios foi o avo,de facto referia m ao emi,ao "cansadinho" entre outros,que reclamaram ha tempos a ida a selecçao

segunda-feira, 05 março, 2007  
Blogger Amândio said...

Obrigado pelas palavras Bruno.

Espero que esteja tudo a correr bem aí contigo.

Abraço grande

terça-feira, 06 março, 2007  
Anonymous Anónimo said...

apenas para dizer que nem eu nem o emi reclama-mos nd apenas mostrá mos a vontade que tinhamos de ir a uma selecção se certasbestas que nem tomates têm pa se identificarem confundem as cenas nao é problema meu!!!
ass- gonçalo
PS- cansadinho para amigos, não para bestas

sexta-feira, 16 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home