Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

sexta-feira, março 09, 2007

Marcos de Maioridade

Quando é que se fica maior, se falamos de uma instituição?
Não há respostas e a piada é essa. Podemos criar marcos de maioridade quando nos apetecer, com os critérios que mais nos agradarem.
Mando um ao ar, porque lhe acho piada e porque é actual.
A FPC fez 16 anos.
Fez; mesmo sem festa. Há uns tempos, uma criança franzia-me a testa quando eu lhe dizia que era o meu dia de anos. Não podia ser. Como é que eu fazia anos e não havia bolo, nem convidados, nem festa? Impossível. Eu não fazia anos. A FPC assim é, também. Não fez festa, mas fez anos. Podia este ser um marco de maioridade, mas era só um aparte. Nas instituições, ao contrário das pessoas, o marco de maioridade não é deixar de fazer festas mas sim passar a fazê-las, acho eu.
Voltando, então, ao tema.
O tal marco de maioridade que mando para o ar é este: pela primeira vez há seleccionados nacionais mais novos que a própria Federação. Lanço estes dados de forma empírica. Se alguém tiver informações em contrário, peço que me avise.
A maioridade da FPC pode-se ler de forma dupla. Por um lado (e esta é óbvia), para ser mais velha que alguns atletas das suas selecções, é porque cresceu, em idade. Por outro (e esta é mais meritória), para ter atletas seleccionados que são mais novos que a própria selecção, é porque há hoje condições para que os jovens evoluam, nos seus clubes, e que tenham enquadramento internacional para se mostrarem lá fora.
Não deixa de ser giro pensar que algumas das pessoas (não sei quantos, mas alguém haverá) que vão vestir a camisola de Portugal, com o emblema da FPC ao peito, ainda não tinham nascido quando a mesma foi fundada.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por acaso não tinha pensado nisso, realmente ele há com cada coisa, hoje não me apetece escrever nada de estravagante, mas apenas deixar umas palavras de apreço e desejar Boa Sorte a estes miúdos, a esta nova geração, que espero, e penso que toda a gente espere, que dêem o melhor de si, não lhes podemos pedir muito, mas que cada vez que vestirem a camisola da selecção pensem que naquele momento são eles e apenas eles, e a sorte em que têm de estar ali a dignificar o país, e a lutar cada jogo como se fosse o ultimo, pois vai ser uma experiência única e que nem todos têm o prazer de tê-la, mas estamos todos a lutar para o mesmo, a evolução do nosso Corfebol

domingo, 11 março, 2007  
Blogger Bruno Noronha said...

Ainda me lembro do dia em que tive uma conversa na federacao para falar sobre a importancia das criancas no corfebol. Na altura fui criticado por estar a criticar, por ter dado a cara e manifestar o meu desagrado em relacao a atitude da federacao. Lembro-me que estava na altura a tentar criar a Escolinha do Carnaxide que é hoje em dia um sucesso. Alguns dos nossos jovens iniciaram-se nessa altura... Orgulho-me de todos eles. E orgulho-me do desempenho da Federaçao em desenvolver o desporto nas camadas mais jovens, de forma a criar materia prima para o futuro. Pela primeira vez vejo-os a pensar de uma forma inteligente... O desenvolvimento sustentavel que tanto se fala e nunca ninguém vê. Parabens Federação, parabens clubes que se esforcam por ter equipes de sub 13, sub 16 e sub 19. É nessas equipes que está o futuro...

Espero agora que os mais "crescidos", os que assumem a posiçao trabalhosa e de alta responsabilidade de treinarem as selecções menos "maduras"... assumam a importancia que têm e se dediquem ao posto! Podem achar que é pouco importante, mas enganam-se! As suas escolhas mexem com a vida de muitos jovens, e espero que algumas situaçoes de algum desprezo, de algum desinteresse e mesmo de alguma balburdia deixem de se fazer notar... Eu que tive a oportunidade de acompanhar as camadas mais jovens e falo com algum conhecimento de causa, ja vi algumas escolhas absurdas que so podem ser fruto de uma má ou inexistente observação dos jovens em causa. Lembrem-se que os proprios jovens sentem essas injustiças na pele e isso desmotiva-os e muito... Decisões e escolhas responsaveis e justificaveis é o que se espera...

Um dia gostava de ver pessoas como a Isabel, o Vitor, o Joao Castro, o Tiago, o Malcata, o Alex (q talvez nao tenha tempo mas que sem qq duvida se dedicaria de corpo e alma - veja-se o trabalho exemplar desempenhado no Carnaxide) a treinarem uma selecção das camadas jovens. Nao sei quem tá a treinar neste momento mas tenho pena que sejam sempre os mesmos a assumir os mesmo cargos, as mesmas responsabilidades... Nao que façam um mau serviço, mas por vezes a rotatividade traz novas ideias, novos objectivos, novos métodos de trabalho.

Desejo sorte a todos...
Beijos e abraços
Bruno

quinta-feira, 22 março, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tracy Chapman? Ao tempo que não ouvia isso.

quinta-feira, 22 março, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Já que não se lê nada de novo há tanto tempo ao menos que se fique com o blog ligado para ouvir música. The Cure e Talking Heads é agradável e fica bem num site dum avô.

Lefty

sexta-feira, 30 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home