Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

segunda-feira, maio 07, 2007

La Racaille

"Vous en avez assez de cette racaille ? Eh ben je vais vous en débarrasser"

A República que mais facilmente escrevo com maiúscula abalou em 2005. As palavras de um homem, que dificilmente escrevo com maiúscula, incendiaram um País.
Esse homem, que então era apenas um peão - poderoso, mas perdido na hierarquia do poder - lidera a partir de agora o País que incendiou.

Nero incendiou Roma?... Sarkozy incendiou a França. Se a primeira é dúbia, a segunda é indubitável.
O crime compensa?... A racaille não vota. Se a primeira provoca revolta, a segunda provoca revoluções.

Jovens, que ainda tendes o espírito e os princípios em formação, abstende-vos de ler este texto, ou ides ser sacanas mal formados. Educadores desses jovens, que não vos ouça depois afirmar que não avisei.

Sim, ser incendiário compensa. Desde que se tenham na mão os tornos que moldam as leis em nosso favor. Desde que se saiba mexer nos preceitos legais acima dos princípios morais. Desde que se atropele quem nos possa fazer mal e glorifique quem nos possa valer. E se atropelem os mesmos que se glorificaram, desde que deixem de nos ser úteis.

Incendeie-se Roma, se uma nova Cidade queremos construir para ficar na História ao lado dos Imortais. Mesmo que morram e empobreçam os que já pouco tinham.
Ateie-se a solução final, se o desenvolvimento de uns poucos passa melhor com o extermínio de tantos outros. Mesmo que esses tantos sejam tantos que envergonhem uma Nação passadas décadas.
Incendeie-se Paris, ponha-se França literalmente a ferro e fogo, se o capital político conquistado for proveitoso para um homem ganancioso. Mesmo que o que ficar por terra seja imenso e imundo.
Mine-se o Corfebol Português, se isso fizer com que se oculte mais uma época de insucesso. Mesmo que isso faça cair tudo aquilo em que fomos acreditando ao longo destes anos todos.

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A chamada "racaille" em França foi vítima inocente do actual presidente e foi ele que provocou a desordem. No corfebol em Portugal a "racaille" é que anda a semear a desordem e querem mesmo ganhar qualquer coisa custe o que custar (não a eles mas a todos nós).

quarta-feira, 09 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É que nem o 3 º lugar. Parabéns carnaxide. O merito é na maior parte do carnaxide porqe jogou muito bem mas quem queria ganhar tudo nem o 3 º conseguiu, é estranho.

quinta-feira, 10 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É triste mas se desistirmos só lhes estamos a dar razão.
Enquanto formos mais os que querem crescer vamos estar acima dos que querem deitar tudo por terra.

terça-feira, 15 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Será que devemos censurá-los por quererem justiça? Em relação à taça, apenas lutam pelo que conquistaram e que por vias ilícitas(e desonrosas para quem as segue) lhes pretendem retirar. Aí (segundo as entidades competentes) já houve infracção e merece ser punida com a desclassificação da equipa.

Quando se trata de outro clube,já não há assim tanto rigor e existem critérios poucos exigentes... Sejamos realistas, se calhar até merecem o 4ºlugar, se calhar até perderiam na final. Mas verdade seja dita, os critérios e o regulamento do Corfebol,pelos vistos, variam de clube para clube. É triste, num desporto que se encontra em desenvolvimento em Portugal e que se desmotivem atletas que muito já deram pelo Corfebol Português.

terça-feira, 15 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Bato palmas ao último anómimo... o engraçado é que parece que todos têm medo de dizer BONS DIAS esse clube que não quer ganhar tudo a qualquer custo... ganhar tudo a qualquer custo é a senhora filipa severinho jogar quando éstá suspensa... e se o Vitor jogasse quando quiser e não jogar quando não quiser??? isso não porque o Paulo Oliveira não quer...
Ganhar a todo o custo é fazer chamadas a árbitros para desqualificar os Bons Dias e ponham-se a pau Carnaxide porque o Paulo Oliveira não para e ou leva o seu clube a Carnaxide paravos furar os pneus ou vai implementar uma nova regra...:
"Nas Finais das Taças de Portugal é expressamente proibido:
jogar melhor que o odivelas, defender o ataque de odivelas, e marcar cestos no quadrado de defesa do odivelas. Quarquer não cumprimento destas regras dá direito a suspensão de 7 jogos depois da data limite e desqualificação imediata"

terça-feira, 15 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A treinadora dos Bons Dias enganou-se, tudo bem, mas regras são muito duras para quem ganha um jogo e acaba por perdelo por causa de uma falha de distração. Acho que não deviamos ser tão rigorosos nestas coisas porque senão qualquer falha pode prejudicar os jogos e os jogadores não tem culpa.

quarta-feira, 16 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Essa dos pneus é tão patética que é o verdadeiro exemplo do clima que os BONS DIAS estão a querer criar. Devem achar que é assim que os seus colegas vão esquecer que o maior ídolo do clube deu um pontapé num adversário e ainda lhe foi puxar o cabelo e também que vão esquecer que a treinadora da equipa A se enganou a fazer substituições. Podem vir agora com a história da Filipa Severino que é uma perfeita invenção porque desviam as atenções de coisas que os incomodavam.
Com estas coisas será que ganham os respeito dos mais jovens? Acho que pelo menos perdem o respeito dos outros clubes todos mesmo dos que não estão implicados nestas polémicas.
"Raiders on the Storm"

quarta-feira, 16 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acho triste...muito triste mesmo! Que num mundo tão pequeno como é o corfebol ainda se perca tanto tempo com este tipo de questões! Ser vencedor não é ganhar passando por cima de tudo e de todos, ser vencedor é lutar com dignidade, assumir os erros quando são cometidos, é "jogar limpo"!
Para quê acusar o Paulo Oliveira, quando a irregularidade nas substituições é clara!? Que infelizes! Já para não falar em todas as outras situações que estão a "minar" o corfebol português e a desiludir os que ainda acreditam que todos juntos podemos levar a nossa modalidade mais longe!

quarta-feira, 16 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Porque foi o Paulo que deu o pontapé no Gilberto e foi o Paulo que fez uma substituição a mais.
Não é evidente?
Deve também ter sido o Paulo que entrou numa Comissão Disciplinar e resolveu pô-la em causa quando as decisões não lhe interessavam.

quinta-feira, 17 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

o regulamento diz que a 5º substituição pode ser feita com autorização do árbtro para quem nnc leu o regulamente...
já agora o árbitro não protestou com nada no fim do jogo... então porque é que se meteu o paulo oliveira nisto??? o vitor sabe que errou nem falamos disso.
e a filipa severin... nao levou o 2º amarelo na 4º jornada da 2º fase??? isso nao vos da jeito interessar... vamos ser justos se os bons dias cometeram irregularidade na taça aceita-se mas entao a irregularidade do cco também tem que ser vista

sexta-feira, 18 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Fala-se tanto e poucos são aqueles que estão por dentro de toda a situação (dos quais faço parte). É difícil tentarmos ser isentos, mas não podemos clamar justiça só para vermos os outros serem arrastados também.
Os Bons Dias que se decidam, se querem contestar o jogo da Taça são livres de o fazer, mas para isso não precisam ir procurar outros casos para lhes fazer companhia. Concentrem-se em defender o vosso caso, se começarem a dispersar só ficam a perder com isso. Às tantas nem os próprios jogadores dos Bons Dias sabem se merecem ser desqualificados ou não. Se chegam a esse ponto então não vale a pena "lutar" mais.
Querem remediar a situação (que nesta altura já não passa por fazer-se justiça)? juntem-se todos os interessados numa sala (ou salão) e digam tudo o que têm a dizer e mais importante ESCUTEM o que os outros têm para vos dizer. Desabafem tudo o que vos vai na alma e coloquem uma pedra sobre o assunto (sem o esquecer, porque são estas coisas que nos ajudam a crescer) para que para a próxima época desportiva possamos cá estar de novo. Todos. Porque somos todos necessários, apesar de podermos não simpatizar uns com os outros.
O truque é sermos civilizados.

sexta-feira, 18 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

jcm tás lá

sexta-feira, 18 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

o que revolta é o facto de muitos não estarem a par da situação e julgarem sem qualquer fundamento " Querem ganhar a todo o custo", o que não é verdade. Apenas e só se quer justiça. E empatias ou desentendimentos à parte, a igualdade deve prevalecer quando toca ao regulamento do Corfebol. O Sr.Paulo Oliveira devia simplesmente dar o exemplo. E para quem pensa que os Bons Dias tem a mania da perseguição, aconselho a procurarem saber um pouco mais e estar dentro do assunto e perceber as razões que nos levam a protestar. Talvez assim já não fizessem tantos comentários despropositados.

sexta-feira, 18 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

"...porque são estas coisas que nos ajudam a crescer) para que para a próxima época desportiva possamos cá estar de novo. Todos. Porque somos todos necessários, apesar de podermos não simpatizar uns com os outros.
O truque é sermos civilizados."
Foi o melhor post que aqui meteram, por isso não vale a pena mexer no assunto, o tempo dirá o que está ou não correcto!

sexta-feira, 18 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que também existem pessoas sensatas, mas já agora avô, gosto de tudo o que escreves mas tal como dizes,se"...ser incendiário compensa...", com este post deixaste uma pilha de lenha com os fósforos ao lado, o que só pode aumentar ódios e dividir mais as pessoas!

sexta-feira, 18 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bem que os Bons Dias seja desclassificado da Taça pois cometeu uma irregularidade. Nisso nao ha ou entao nao devia haver duvidas! Agora o cco devia ter ficado em terceiro pois cometeu tambem uma irregularidade. è simples! Ou punimos os dois ou nao punimos ninguem. Há de ser coerente!

sábado, 19 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

porra nem sabia que os anonimos eram todos irmao... é apelido irra!!!! que familia grande!!!

pedro do cccd

sábado, 19 maio, 2007  
Blogger Avô said...

Aceito o comentário da pilha de lenha com os fósforos ao lado.
A minha ideia é comentar. É isso que se pretende com este e com a maioria dos blogs.
Ás vezes os comentários são inócuos, outras vezes são polémicos.
Claro que sempre que se comenta uma situação com o peso desta, há divisões de opinião. É aquilo que o mundo comentarista nacional chamou "questão fracturante", nomeadamente na altura do último Referendo.
Até porque comentar atitudes não deveria ser comparado a exercê-las. Portanto, poderia encolher-me na posição de opinion writer (não maker, porque só escrevo a minha; cada um faz a sua) e mandar sempre o ónus para quem tem práticas contrárias ao que defendo.
Mas sei que não é bem assim. O Corfebol é pequeno e uma opinião publicada passa rapidamente de efeito de polémica para causa de mais polémica ainda. Por isso, aceito a crítica.
Fui, talvez, co-incendiário, neste e talvez noutros posts. Não me parece que com a gravidade de outros, mas fui-o. Por escrever e por deixar a porta aberta a quem o queira fazer.
Até hoje só censurei uma mensagem neste site, porque era ofensiva para com um clube utilizando termos muito pouco próprios.
Deixo escrever quem quiser, mesmo que muitas vezes não concorde.
Talvez no futuro tenha mais atenção aos temas. Como já me escreveram em tempos, deveria voltar às histórias da carochinha.
Mas, por outro lado, comentar é saudável, desde que não se ofenda.
A única coisa que posso prometer é que o comentário que me levou a responder fará com que passe a ponderar melhor os efeitos possíveis do que possa vir a escrever.
Obrigado pelo reparo.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acabou a época. Venha mais outra mas com menos polémica, já agora.

quarta-feira, 23 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Um professor é castigado porque conta uma anedota sobre o Primeiro Ministro. O Avô é criticado porque critica quem faz as atrocidades que faz.
O problema do Corfebol é ser tão mesquinho.

quinta-feira, 24 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cada um luta pelo que acha correcto. Cada um está no seu direito de o fazer!

O grande problema começou quando, ao não existir coerência, os bons dias acharam que não foram tratados com a justiça necessária.

Concordo com a sua incessante busca por uma rápida e eficaz resolução, mesmo sabendo que pode não lhes ser favorável..

segunda-feira, 28 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Só sei que aqui no corf é só pessoas com tremoçeiros qu nem têm coragem de por o nome. bahh

terça-feira, 29 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

cobardesssssssssssssss

terça-feira, 29 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Pedros há muuuuitos, seu palerma!

quinta-feira, 31 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

lol ok. Pedro Lima nice to meet you =)

terça-feira, 07 agosto, 2007  

Enviar um comentário

<< Home