Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

sexta-feira, julho 11, 2008

Prémios 2008

A época está a acabar. Sem os torneios habituais, por via de trabalhos de selecções. Apenas com o regresso dos nocturnos de praia, o que já não é mau.
E nesta altura, gostava de poder atribuir o “Prémio Avô 2008”, que o ano passado foi ganho pelo Carnaxide, mas não posso. Talvez mais tarde, quando se souberem (se se vierem a saber) os resultados dos campeonatos jovens (quais é que houve?) e veteranos (houve?). Algo me diz que, este ano, a batalha seria entre o CCCD e o Benfica, mas talvez nunca venha a saber. É pena.

Como também não há Gala e apetece-me fechar a época com galardões, ficam aqui os meus nomeados.
É uma lista pessoal. Seriam os meus votos, simplesmente isso. E vale o que vale. Por isso, seria giro que apresentassem os vossos votos. Valendo isso também o que vale.
Claro que são tendenciosos. Não tanto pela parte da simpatia, embora essa exista sempre nos condicionalismos de quem vota, mas mais por uma questão de dados. Ninguém viu todos os jogos. Pouca gente terá visto todas as equipas a jogar. Por isso, é natural que alguns agentes sejam beneficiados ou prejudicados na avaliação de cada um pelo facto de cada um ter visto mais ou menos jogos desses agentes. Até pode acontecer que eu tenha visto um único jogo de alguém e esse ter sido o seu melhor ou o pior jogo da época. Azar ou sorte. Paciência. Feitas as devidas advertências, azar e sorte fazem parte das regras do jogo. E o jogo (já sabemos) vale o que vale.
E depois também há a questão dos critérios. Valorizarei factores que outros valorizam menos, muito provavelmente. Ainda bem. Viva a diversidade.
Importante era que um painel alargado e devidamente legitimado fizesse a votação. E que as falhas de dados de cada um fossem colmatadas pela presença de outros. E que os critérios de uns se equilibrassem com os critérios dos outros. Mas, não havendo, cá está o meu boletim, guiando-me pelas categorias habituais (3 anos já fazem um hábito, penso eu).

Melhor Treinador
1º - Jorge Ramos (CCO) – Porque ganhou tudo. Porque está firme na Selecção principal.
2º - Catarina Miranda (LAC) – Porque continua a fazer o que sempre fez: formar jovens com gosto pela modalidade e espírito desportivo.
3º - Nuno Ferro (NCB) – Foi 2º. Treina a 2ª Selecção. É sempre uma referência para qualquer treinador que o queira mesmo ser.

Melhor Jogadora
1º - Alexandra Silva (CCO) – Sem dúvidas. Basta ter visto os 4 jogos dos títulos. A melhor e mais completa jogadora da actualidade.
2º - Carla Antunes (NCB) – Basta ter visto os tais 4 jogos para ver que não podia ser primeira. Mas os mesmos jogos, e mais ainda, mostram que está acima do resto da concorrência.
3º - Inês Biocas (CCO) – Sempre espectacular. Nem sempre consistente. Mas a 3ª, sem grandes dúvidas.

Melhor Jogador
1º - Miguel Costa (CCO) – Mesmo abaixo (fisicamente) do que já mostrou noutras alturas, continua a ser o melhor. Com a capacidade que demonstra, mais o entusiasmo, mais a dedicação, aliados à idade, parece que temos nº 1 por alguns anos. Ainda por cima os homens não engravidam.
2º - Henrique Marques (NCB) – Confesso que foi com surpresa que achei que foi o melhor jogador do NCB esta época. De certeza que, para uns, não foi o melhor e, para outros, não só o foi como não houve surpresa alguma. Fico então com esta minha opinião: Não esperava, mas é o melhor jogador do NCB neste momento.
3º - Jaime Ponciano (CCCD) – Continua a ser essencialmente um pistoleiro, que lança de qualquer lado, mesmo que ultra pressionado, de uma forma pouco ortodoxa, mas com uma concretização invejável. Só que já não é só isso. Tem evoluído em todas as outras funções e está muito mais completo.

Melhor Árbitro
1º - Jorge Alves (ESC) – Sem competição.
2º - Ricardo Ferreira (NCB) – É o árbitro mais rigoroso em fazer cumprir o que está escrito, mesmo que, às vezes, a letra da lei seja uma picuínhice. Caro que isto não lhe dá muitos amigos, mas o que se pede a um árbitro não é mais do que fazer cumprir as regras.
3º - Carlos Faria (NCB) – Tive algumas dúvidas neste 3º lugar. Vi pouco o Carlos este ano, mas o que conheço dele é melhor do que o muito que vi dos outros.

Jogadora Revelação
1º - Mafalda Mota (GDBD) – Sem dúvidas. Uma surpresa muito positiva este ano.
2º - Rita Mimoso (KLxP) – Por falta de hipóteses, guiei-me pela opinião de terceiros. Não me lembro de a ver jogar, mas consta que regressou em grande, após uns anos de afastamento.
3º - Joana Oliveira (NCB) – Já não é uma revelação, mas continua a surpreender que se aguente na alta-roda como gente grande.

Jogador Revelação
1º - Bruno Amaral (CCCD) – Mais produtivo que outras esperanças da mesma geração. E mais humilde.
2º - Daniel Amaral (GDBD) – O crescimento dos últimos anos não foi só físico. Grande melhoria atlética e na compreensão do jogo.
3º - Tiago Ralha (CCO) – Esta é uma modalidade em que é possível ainda que alguém não-jovem salte numa época ou duas para a Selecção Nacional.

Equipa Fair-Play
1º - CCO Sub-13 – Escolhi só os sub-13, porque são jovens e merecem. O CCO vem à frente porque mostrou que fair-play não é só em relação ao adversário. A integração também faz parte dos nobres princípios que deverão reger sempre esta modalidade.
2º - NCB sub-13 – Excelente espírito.
3º - CSD sub-13 – Idem.

Prémio Especial
GoKorfball / GoKids – Porque continua a fazer algo de qualidade pela modalidade e é a única instituição a fazê-lo fora da esfera Federação / Clubes, o que nem sempre é fácil.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

MT: Nuno Ferro, sempre!
MJ: Miguel Costa
MJ: Carla Antunes
MA: Jorge Alves
JR: Tiago Rodrigues, do NCB
JR: Joaninha
FP: Putos do NCB

sábado, 12 julho, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Punha o Castro no lugar da catarina (T), a Isabel no lugar da Biocas (MJ), o Jaime no lugar do Carlos (MA). As revelações não conheço. O Fair Play já deixou de haver. Especial tá bem visto, mesmo que o torneio de praia tenha sido mal organizado.

terça-feira, 15 julho, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O MT sera o Nuno Ferro, o MJ o Miguel Costa, a MJA a Carla, o MA o Jorge Alves como revelação acho que nenhum deles seja uma revelação, e o premio far play os miudos do ncb

terça-feira, 15 julho, 2008  
Anonymous Anónimo said...

MT
Nuno Ferro, Pedro Berjano, Jorge Ramos
MJ
Miguel Costa, Tiago "Bifes", Tiago Santos
Xana Silva, Inês Biocas, Isabel Teixeira
MA
Miguel Costa, Jorge Alves, Ricardo Ferreira
JR
Sandro Rolo, Ricardo "Holandês", Guilherme Luz
Sofia Pinhão, Joaninha, Isabel Almeida
FP
LAC C, CCO B, NCB C

sexta-feira, 18 julho, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Costuma haver dois momentos altos nas finais das taças de Portugal (hino de Portugal antes do jogo e entrega da taça no final), este ano não houve nenhum deles.
Já farta tanta displicência!

sábado, 26 julho, 2008  
Anonymous Anónimo said...

MT:
1º Jorge Ramos
2º Jorge Alves
3º Catarina Miranda
MJM:
1º Miguel Costa
2º Chico Amaral
3º Henrique Marques
MJF:
1º Xana Silva
2º Inês Biocas
3º Carla Antunes
MA:
1º Jorge Alves
2º Jorge Alves
3º Jorge Alves
JRM:
1º Tiago Ralha
JRF:
1º Ana Sofia Pinhão
FP:
Tudo menos o CCCD B
PE:
Alex Magalhães, por tudo!

segunda-feira, 28 julho, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Entrei no mundo do corfebol apenas ha um ano e ainda nao conheÇo todas as pessoas que fazem parte dele, daí nao votar.
Apenas quero demonstrar a minha simpatia perante o premio especial. Faço parte dessa FANTABULASTICA EQUIPA do GoKorfball que todos os anos (ja la vao 3 ;)) se reune para proporcionar uma semana diferente na companhia da nossa modalidade. Deixo assim o meu post cheia de orgulho por sermos cada vez mais "recolhecidos" no mundo corfebolistico.

terça-feira, 29 julho, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Sou novo nestas andanças mas pelo que li acho que este blog tem que ser mas reconhecido no mundo corfebolistico em portugal.
Em relação aos prémios penso que o melhor treinador é o Jorge Ramos ganhou tudo ponto final. Melhor Jogador estou indeciso entre Miguel Costa e Tiago do Benfica (não sei o seu último nome) experiência contra juventude. Quanto a jogadora escolho a Biocas simplesmente a melhor do mundo. Árbitro decididamente o Jaime nunca pensei que arbitrasse tão bem mas quando se convive e se aprende com um dos melhores de sempre do mundo (Francisco Ponciano) o resultado é este. Jogadora revelação aposto na Mafalda, se bem que não esteve muito bem no estágio da selecção sub-21.
Na minha opinião acho que este bloge deveria ser apenas sobre corfebol...assuntos não faltam, há tanta coisa sobre o corfebol uma delas e bastante importante e que o pessoal desconhece é a reportagem que saio NO JORNAl "a BOLA" duas páginas exclusivas sobre o corfebol nomeadamente do CCCD.
É muito mau jogadores e envolvidos não saberem quem são os “putos” que andam a correr nos jogos, todos os “putos” sabem quem são os velhos que correm nos jogos, interessam-se, vão a jogos mesmo que tenham testes, exames etc.., metem-se na NET a pesquisar vídeos para treinarem em casa e nos treinos estes miúdos vivem o corfebol . Os Jovens são o futuro do corfebol e muitas pessoas dizem que os sub-21 e 19 que estão a jogar serão a geração de ouro do corfebol nacional, realmente têm muita qualidade. Acho que para o ano vão ter muitas surpresas esperem para ver ;). Para se aperceberem vejam o resultado do jogo PORTUGAL SÉNIOR –CATALUNHA e PORTUGAL SUB-21-CATALUNHA no europe challenge.

Já que se especula tanto sobre verdadeira identidade do avô, vejam o que ele escreveu sobre o jogador revelação masculino o tal Bruno Amaral que ninguém conhece que este ano jogou no CCCD C e que jogou na selecção sub-21 que em conjunto com o Guilherme, Isabel, joaninha, Sofia, e Danny foram o núcleo duro daquela selecção. Mas voltando ao assunto se repararem no que ele diz sobre o Bruno “E mais humilde” só pode ser alguém que joga com ele ou que o treina. Já se reduz o número de hipóteses.
Saudações Corfebolisticas

domingo, 03 agosto, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O MT e os MJ não sofrem contestações. O Jorge ganhou tudo e em boa medida por via de ter a Xana e o Miguel que são de longe os melhores jogadores nacionais do momento.
Faço destaque também para a Biocas, a Carla e a Isabel. Nos homens acho que o Henrique e fez uma boa época mas também gostei do Tiago Santos, do Sandro Rolo e do Chico. O Jaime acho que é só lançamentos.
Sem campeonatos de sub não consigo dizer se houve revelações. Não conheço a maioria dos que são referenciados pelas várias pessoas.
O Fair play devia-se ver pelos relatórios dos árbitros, deviam ser eles a votar porque eles é que sabem melhor.
Também acho que o torneio de praia do GK foi muito desorganizado. Eu para Especial reconheceria o próprio Avô porque tem um site que fala de corfebol que é uma coisa que faz falta. O problema é que não se sabia a quem dar o prémio, ou talvez se saiba :) LOLOL

quarta-feira, 06 agosto, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Deve ser a primeira vez que concordo com as "nomeações" do avô, mais concentramente com as revelações, sem duvida, excelentes escolhas!!!

Parabens pelas escolhas :D

terça-feira, 12 agosto, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Prémios Desilusão:
Treinadores
1º, Fernanda Vieira, porque ficou no 4º lugar com uma equipa que era para lutar pelo título.
2º, Pedro Oliveira, porque prometia muito e não tem saído da luta pelo 5º lugar (mas apesar de sem ovos não se fazerem omeletes).
3º, Nuno Ferro, porque não ganhou nada com uma equipa que devia ganhar qualquer coisa.
Jogadoras
1º, Joana Faria, que não passa da cêpa torta.
2º, Filipa Severino, que já andava pelas equipas A e depois voltou para as B e só foi dar uma perninha de novo na A porque já não havia escolhas.
3º, Isabel Teixeira, que sai e regressa e volta a sair e já acrescenta pouco.
Jogadores
1º, João Castro, porque não assume que é dos melhores em portugal e devia estar noutro nível de equipas.
2º, Miguel Costa, porque até pode ser o melhor jogador de portugal mas com a idade dele era esperado que evoluísse e parece que anda muito em baixa de forma.
3º, Tiago Gonçalves, porque já tem experiência nacional e internacional suficiente para ser o líder que ainda está longe de ser.
Árbitros
1º, Hugo Oliveira, porque apitou tanto que era suposto já apitar melhor.
2º, Jorge Alves, que parece que faz um frete em portugal e apita sempre pior que lá fora.
3º, Francisco Ponciano, que é desilusão porque não regressa.
Revelações
1º, miúdos do Carnaxide, que são sempre esperanças e nunca mais aparecem na equipa A.
2º, miúdos do Carcavelos, que são sempre esperanças e nunca mais aparecem na equipa A.
3º, miúdos de alguns outros clubes, que nem sequer aparecem.
Fair-Play
Não há desilusões, apenas mais do mesmo ano após ano.
Especial
Desilusão Especialíssima para a nova direcção que nem se viu. Se é assim no primeiro ano imagino a seguir.

quinta-feira, 14 agosto, 2008  
Blogger Unknown said...

Direcção?!... existe Federação de Corfebol?!...

segunda-feira, 18 agosto, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Comentários às "desilusões":
Nos treinadores até concordo porque o NCB e os BD, principalmente os BD, ficaram atrás do que pretentiam e o LAC não atingiu os lugares que prometia quando começou a jogar.
As jogadoras não concordo. A Joana teve lesionada e também nunca foi promessa para ser uma jogadora de top. A Pipa nunca foi promessa para nada e a Isabel já foi grande mas a idade não perdoa. Por isso não vejo onde é que estão as desilusões, até acho que a Isbel se tá a aguentar bem.
Os jogadores acho que o Miguel é o melhor e pronto! e o Castro não jogou abaixo do seu nível, apenas numa equipa abaixo do seu nível.
Nos árbitros concordo plenamente com os dois primeiros. O Hugo é melhor dedicar-se a cantar o hino nacional e o Alves devia apitar só as finais para não ter de fazer fretes.
As revelações acho que é normal que os miúdos tenham os lugares tapados nas equipas acima porque os mais velhos continuam a jogar e ainda bem, mas isso não faz deles desilusões.
O fair-play, ou a falta dele, é sempre uma desilusão mesmo quando vem dos do costume.
Quanto à direcção da FPC partilho do receio. Costuma haver muita pica no início que se vai desvanecendo. Como nem se vê essa pica agora acho que vai ser muito mau daqui para a frente. Esta é mesmo uma desilusão, sem dúvida, até porque como dizia o Neto, houve muitas promessas.

terça-feira, 19 agosto, 2008  
Anonymous Anónimo said...

E agora os prémios, que deveriam ter sido antes:
MT: Jorge Ramos
MJ(M): Miguel Costa
MJ(F): Xana Silva
MA: Jorge Alves (apesar dos fretes)
JR(M): Tiago Ralha
JR(F): Mafalda Mota
FP: Xana Silva
PE: Avô

terça-feira, 19 agosto, 2008  

Enviar um comentário

<< Home