Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

quarta-feira, abril 20, 2005

A Porta Entreaberta

Andou nas bocas do mundo corfebolístico a hipótese revolucionária de esta modalidade ser acolhida no seio do maior clube português. Calaram-se as bocas e ficámos sem saber em que estado ficou essa possibilidade.
Ter Corfebol no SL Benfica seria dar um passo significativo em frente.
Conferia credibilidade à modalidade. Quantas vezes não nos perguntaram já “Mas que clubes é que praticam isso?” ou, quando se diz que o Benfica é Campeão Nacional, não tivemos já que sublinhar “Núcleo de Corfebol de Benfica, não é o outro” rematando com um sorriso amarelo e um suspiro de “Era bom, não era?”. O SLB dava-nos, para o exterior, uma imagem de desporto “a sério”. Mesmo que possamos considerar estúpida e hipócrita essa associação, ela existe e não pode ser ignorada.
Trazia-nos um mediatismo acrescido. Vejam o Futsal. Sem Sporting e Benfica o que era o Futsal? Vejam o Horseball (o tal que é tão confundido connosco). A única equipa de Horseball que conheço é aquela que tem um nome de que nem me lembro, barra Sporting Clube de Portugal.
Talvez a adesão do SLB puxasse outros clubes de grandes dimensões. Ou mesmo os pequenos clubes, aqueles que agora torcem o nariz e não nos abrem as portas. De certeza que era um fantástico cartão de visita.
É difícil introduzir o Corfebol no SLB? Segundo sei, o primeiro contacto foi deles, portanto a dificuldade está reduzida em umas boas dezenas de percentagem.
O início do Corfebol no SLB deveria ser idêntico ao do LAC – uma boa equipa com jogadores experientes e uma (ou mais) equipa de formação.
Para a primeira equipa há dois grupos-alvo fundamentais, de cuja intersecção se deveria fazer o atleta ideal do SLB-Corf. Por um lado, os jogadores descontentes com a sua situação de jogadores-B, ou seja, aqueles que são bons mas não conseguem chegar às equipas A e, portanto, à 1ª Divisão. No SLB, tal como no LAC, chegariam lá ao fim de um ano. Por outro lado, os adeptos do SLB-Clube, ou SLB-Futebol. O sonho de muita gente que por aí anda, das equipas de topo às mais baixinhas, é um dia envergar oficialmente a camisola do seu clube futebolístico de eleição, seja o Benfica, o Sporting ou o Carcavelinhos. Peguem nestes dois grupos em separado ou, melhor ainda, seleccionem quem cumpra as duas condições, e vão ver que equipazorra não se formaria.
Em relação à formação, seria tão fácil como fugir de um caracol coxo. Quantos miúdos e miúdas não há por aí ansiando jogar qualquer coisa no dito Glorioso? Qualquer coisa, sublinhe-se. Uma centena de cartazes distribuídos nos cafés e lojas da zona de Benfica já garantiam captação mais do que suficiente.
O que é que falta? Pessoas não; ideias também não. Há muita gente com capacidade (e arrisco a dizer vontade) para abraçar um projecto destes. Dois treinadores e um seccionista já faziam a festa e não é preciso pôr um anúncio no jornal para os encontrar. As ideias também as há, em quem já matutou sobre esta hipótese, e passarão a haver em quem só agora saiba dele e matute durante uns escassos minutos.
O que faz falta, então, é que essas pessoas passem essas ideia para um projecto e avancem. Que façam o contacto com o SLB e dinamizem a secção. Que falem com quem tenham de falar para garantir a qualidade do projecto e o ponham sobre carris.
A porta foi aberta. Ninguém entrou. Talvez agora esteja encostada. Talvez fechada. Talvez entreaberta. Que alguém bata à porta. Não custa tentar e o Corfebol só terá a ganhar.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já passa muito do 1º de Abril.
Esta é mais potente que a do Taco!
Estão a gozar, não estão?

quinta-feira, 21 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Já fui "embarretado" no 1º Abril, mas arrisco responder mais uma vez: NUNCA JOGARIA NESSA EQUIPA! Há valores e princípios dos quais não abdico! O meu grande objectivo seria ganhar a essa equipa! Se possível, por MUITTTTTOOOOSSS!!
Mas concordo com a análise de que seria muito fácil encontrar vários "milhafres" (e não águias...) disponíveis para vestir a camisola do 2º maior clube da 2ª circular.
Um reparo, Avô: quem foi campeão na época passada, foi o NCB e não o Benfica, ok? Núcleo de Corfebol de Benfica. "DE", e não "DO". Espero com isto ter ajudado a tornar esta confusão linguística menos...sinuosa!
Ah, é verdade: sou SPORTINGUISTA! Orgulhoso e fanático. Só para quem não sabia ou não tinha percebido!

quinta-feira, 21 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Axo ke n é gozo. Pelo menos tb já tinha ouvido falar nisso.
Os presidentes das direções e das comissões técnicas do NCB e da Federação são SCP. Será k isso tem a ver c ng abrir a porta?

quinta-feira, 21 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Não, não é gozo.
Também tive conhecimento da história e não sei como é que estará agora. Alguém faça alguma coisa, por todas as razões apresentadas e mais alguma.
A suspeição levantada por um anónimo é injusta. Não sabia que a Catarina também era lagarta, mas as 4 pessoas referidas são pessoas que muito deram e continuam a dar ao corfebol e qualquer um deles poria o corfebol à frente do sportinguismo. Ainda por cima acho que a ida de corfebol para o SLB não teria de passar por eles.

quinta-feira, 21 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O que eu acho é que está toda a gente a espera uns dos outros e ninguém avança. Tenho ouvido falar disso e há bue malta interssada nisso, mas falta quem vá lá iniciar tudo.
Quando abrir a secção de corf no SLB vão haver mtos jogadores a sair dos seus clubes e ir para lá.
Eu talvez seja um deles e não digo ja quem sou porque se não se avançar mais vale ter fcado calado.

quinta-feira, 05 maio, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A quem duvidava.....

SPOOOOOOOORRRTTTTTIIIIINNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!!!

:DDDDDDDDDDDD

quinta-feira, 04 setembro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home