Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

terça-feira, março 21, 2006

Corfebolopédia - FGIJL

Fair-Play
Onde mais é que se vê um atacante parar o jogo quando o seu opositor directo cai sem que seja por uma acção de ataque? Onde mais é que os atletas se cumprimentam, um a um, antes e depois dos jogos? O Corfebol valoriza o Fair-Play como poucas modalidades.
Temos actos de pouco desportivismo, como há em qualquer outro lado, mas conservamos o que de melhor herdámos de uma modalidade criada para um meio muito específico e com objectivos muito específicos.

Gradeço, Chico
Era considerado o melhor lançador de Portugal. Chegou até a ter o título, em tudo informal, de melhor lançador da Europa, por ter vencido um concurso de lançamentos de fora durante uma Taça dos Campeões Europeus.
Foi o líder, em campo e fora dele, da equipa do Sangalhos, até voltar ao basquetebol, onde o profissionalismo falou mais alto.

Isabel Teixeira
Possivelmente, a melhor jogadora portuguesa de todos os tempos. Parte integrante do grupo que, sob a orientação da Professora Margarida Nortadas, iniciou o Corfebol na Secundária de Odivelas, manteve-se ligada até à passagem (da qual foi protagonista central) para o GD Bons Dias, onde ainda se mantém como jogadora e treinadora da equipa principal.
Durante todo este tempo, jogou sempre ao mais alto nível. Como treinadora, foi responsável por equipas de vários níveis, desde as equipas de formação até à equipa A, passando pela função de Seleccionadora Nacional de sub-19.
Como se não bastasse este resumo curricular para colocar o nome da Isabel entre as pessoas mais significativas na história da modalidade em Portugal, há ainda a realçar o aspecto importantíssimo de ter sido responsável, nas escolas Pedro Alexandrino e António Carvalho de Figueiredo, pela introdução da modalidade a muitos jovens, alguns dos quais são hoje atletas altamente promissores.

Jorge Ramos
O próximo Seleccionador Nacional Sénior esteve no ISEF quase desde o princípio. E quase desde o princípio esteve na primeira equipa e na Selecção Nacional Sénior. Com um percurso intermitente como treinador, está actualmente à frente do CCO A. Fez do Corfebol uma parte muito importante da sua vida e até casou no Corfebol, com a também histórica do ISEF Dada Romão.

Lançamentos
Se o objectivo do jogo é fazer a bola passar de cima para baixo pelo cesto, isso não é possível sem lançar. E é o lançamento a única coisa que os defesas podem, objectivamente, evitar. Será, portanto, o aspecto central do jogo.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

16 linhas para a "provavelmente" (como a Carlsberg) melhor jogadora de todos os tempos e apenas 6 para o actual selecionador senior que produziu documentação, esteve na federação, ganhou títulos como poucos se podem gabar.
É um pouco injusto.

quarta-feira, 22 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Impossível agradar a Gregos e Troianos. Fosse a distribuição das linhas ao contrário e o pessoal dos Bons Dias inundaria o Blog com a sua "indignação" e as suas "certezas" que no Corfebol português os pensamentos estão viciados, as resultados falsificados, etc, etc.
Creio que uma ou mais linhas, o destaque está dado e o mérito reconhecido de forma igual.
Provavelmente a melhor jogadora portuguesa de todos os tempos... Como a Carlsberg, é discutível.

quarta-feira, 22 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, 22 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Concordo além disso nem deviam vir aqui ao blog do nosso AVÔ!!!!!!

quarta-feira, 22 março, 2006  
Blogger Avô said...

Depois de umas semanas sem acesso ao servidor, voltámos.

quarta-feira, 22 março, 2006  
Blogger Avô said...

Claro que tudo é discutível, mas vamos discutir com bom senso.
Vou retirar partes mais ofensivas dos comentários anteriores, que em nada dignificam o Corfebol português. Peço que não voltem a utilizar esse tipo de expressões.
Quanto a vir ao Blog, gosto que venha o maior número possível de pessoas. Só não gosto que venha quem não gosta, e quem venha a priori com a ideia de dizer mal do que está escrito por mim ou pelo Näas, porque acho que não vale a pena. Estarão a perder tempo com algo que não vos interessa.
Quanto aos restantes, como cantava o outro, "quem vier por bem, venha, venha também, venha seja quem for".

quarta-feira, 22 março, 2006  
Blogger Avô said...

Não dá para editar comentários, portanto tive de o retirar completamente.

quarta-feira, 22 março, 2006  

Enviar um comentário

<< Home