Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Speed Dating

Quando tudo parecia estudado; quando não se vislumbravam novos temas que pudessem justificar as pós-graduações na área das Ciências Sociais e da Psique; quando os investigadores mais conformados já andavam a fazer cálculos matemáticos para jogar no Sudoku e no Euromilhões; eis que um grupo de iluminados descobre que bastam 3 minutos para definir o sucesso de uma relação.
Brilhante! Um trio de minutos, a vigésima parte de uma hora, dá para decidir se alguém nos interessa para partilhar toda uma vida. Ainda não caí em mim, apesar de já ter ouvido falar disto há um punhado de meses. Os 3 primeiros minutos em que ouvi falar disto foram de estupefacção... se calhar é por isso.
Se dá para casar, imaginem o sucesso nas entrevistas de emprego (“acabaram os seus 3 minutos; não tenho tempo para ler o seu CV; não gosto de si”, rematando com um “Adeus” estilo Luísa Castel Branco), ou na contratação de craques da bola (“o vídeo tinha um jogo completo? e depois? nos 3 primeiros minutos o jogador não tocou na bola... marcou 6 golos nesse jogo? não quero saber; não foi nos 3 minutos que eu vi; não estamos interessados”).
Agora vejam lá no Corfebol, que é para onde eu levo tudo o que respiro do Mundo Exterior. Não vale a pena demorarmos mais do que 3 minutos a dar a modalidade a conhecer ao pessoal. Levá-los a ver jogos?... Muito demorado! Explicar tim-tim-por-tim-tim o que é que isto é?... Cortem essa! O que a malta moderna, sem tempo, a viver num stress permanente, quer é saber se gosta do Corfebol em 3 minutos apenas. Esse é o truque.
Então, já que ainda por cima estamos a viver um tempo em que já nada se faz sem ver a cor do guito, vamos cortar em despesas com técnicos e fazer acções de divulgação adequadas aos tempos modernos em que vivemos. Vejam lá o programa-tipo de uma acção numa escola:
1) História (nacional e internacional) – 14’’
2) Ideia geral do jogo (que é misto e quantos jogam e tal...) – 12’’
3) Passar o vídeo promocional da IKF (em velocidade acelerada) – 18’’
4) Principais regras – 37’’
5) Experimentação de gestos técnicos (sem tempo para explicar)
6) Lançamento na Passada – 21’’
7) Lançamento de Fora Parado – 15’’
8) Lançamento de Fora em Movimento – 23’’
9) Grandes Penalidades – 8’’
10) Experimentação de Situação de Jogo (4 x 4) – 32’’
11) Perguntar se gostaram
Claro que isto exige um esforço logístico tremendo.
Tem de haver muitos postes e bolas e não pode haver tempos mortos. Vai ser um desafio fantástico para a nossa Federação, mas valerá a pena entrar na onda da modernidade.