Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Corfebolopédia - RST

Ricardo Ferreira
O eterno Presidente do NC Benfica é um dos poucos exemplos de alguém cuja actividade principal no Corfebol não é jogar. Ser Árbitro e Dirigente foram as suas opções. Tem sido o árbitro que mais jogos tem apitado nos últimos anos.

Sangalhos
Fundador, com o Sassoeiros e o ISEF, da FPC, o Sangalhos Desporto Clube deu cartas nos primeiros tempos da modalidade em Portugal.
Orientado pelo Chico Gradeço, o Sangalhos participou nas competições nacionais entre 1988/89 e 1995/96. Esteve presente nas 4 primeiras finais da Taça de Portugal, vencendo uma, e foi Campeão Nacional por 2 vezes.

Torneios
Os primórdios da modalidade tinham no Torneio Internacional do ISEF um momento especial. Era o único Torneio que se realizava em Portugal e tinha, na altura, um nível competitivo a que ainda não se assistia nas competições nacionais. As equipas estrangeiras vinham com facilidade a Portugal (em 1989 foram 6!).
Entretanto, os torneios de final de época banalizaram-se e tornaram-se num momento em que os atletas aproveitavam para uma fase de descompressão, em que podiam ir largando, aos poucos, o stress competitivo. Torneios com variantes alternativas (de quadras, de jovens, para equipas B, de praia) vieram preencher o calendário de final de época, quase sempre com uma importante componente social.