Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

quarta-feira, setembro 24, 2008

Eles andam aí...


Eles andam aí... de novo. É cíclico. É mais certo que as andorinhas migrarem, mais certo que as galinhas porem ovos, tão certo quanto o Sol se pôr todos os fins de dia.
Caras feitas em paleta de mau artista, adereços tão inusitados como penicos na cabeça ou fraldas em cima de calças, orelhas de burro, cartazes ao pescoço com insinuações insultuosas para os seus portadores, eles andam por aí... berrando cânticos sobre orgias e orgasmos, louvando a instituição que os acolhe oprimindo-os... arrastando-se em comboios de grilhetas improvisadas... humilhando-se... expondo-se... dirão alguns que integrando-se.
Eles andam aí... vigiados por abutres toldados de negro, que usufruem de uma autoridade que visivelmente não gozam durante o resto do ano... abutres negros rebaixam divertindo-se, que se divertem vingando-se, que se vingam humilhando, que humilham integrando, que integram rebaixando.
Eles andam mesmo aí... a Cidade encheu-se deles... de novo... abrindo as portas ao nível dito “superior” da mais nobre das missões humanas... a do “ensino”.
Eles passeiam por todo o lado, estampados com o carimbo de quem atingiu a felicidade de entrar para a cada vez menos restrita fábrica de dêérres... estampada a felicidade de uma forma paradoxalmente triste... eles passeiam por aí... sem saberem se devem dar urras por viverem momentos memoráveis ou se devem desejar que estes momentos acabem depressa...
... para que também eles possam espezinhar os dejectos andantes que ousem ser caloiros nas suas escolas.




6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

São odiáveis esses morcegos que p' aí andam a humilhar aqueles que são aquilo que eles próprios já foram.

quinta-feira, 25 setembro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Integração não é igual a humilhação. Os abusos têm que ser condenados. Há muitos "doutores" que descarregam nos caloiros as suas frustrações.
Um tema muito actual, avô.

quinta-feira, 25 setembro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

K estupidez este post... so vai as praxes quem quer... todos se podem declarar anti praxe. E depois tudo tem piada se nao for em excesso. Só percebo este post se a pessoa em questao nao tiver tido a experiencia unica de ser praxado, ou melhor de ser recebido na meta a que nem todos chegam... O ensino Superior...

sábado, 27 setembro, 2008  
Blogger Avô said...

A pessoa em questão foi praxada. Duas vezes. No Ensino Superior Público. E aderiu à brincadeira, porque em ambos os casos foi ponderada.
Mas também tive contacto com pessoas que faltaram nas primeiras semanas porque não queriam ser praxadas. E porque sabiam que dizer não é o pior que há para a integração. Não faltaria quem as marcasse negativamente por essa opção.
Fui, inclusivamente, convidado para presidir a uma "Comissão de Praxe" (praxe aqui é sempre entendida como a recepção aos caloiros e não a Praxe Académica na sua totalidade) e recusei, porque percebi que, entre pessoas que viam a praxe numa perspectiva ponderada, havia aqueles que queriam personificar os sargentos dos filmes militares americanos.
E esses andam muito por aí... berrando ordens, dando nomes ofensivos aos caloiros, fazendo perguntas sem nexo que permitem castigar todos os tipos de resposta, arquitectando as formas mais nojentas de se divertirem às custas dos outros.
E não vi, nem tenho visto, preocupação em mostrar instalações, explicar procedimentos, dar dicas para o pessoal novo entrar mais facilmente na nova vida que agora começa.

sábado, 27 setembro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

JDP: k estupidez esse comentário!

segunda-feira, 29 setembro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Gosto é de os ver ao sol cheios de calor e a aguentarem com os fatos pretos e as capas. Ainda dizem que os praxados são os outros!!!! :D

terça-feira, 30 setembro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home