Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Temos Campeonato(s)!

Agora que vamos a meio (mais coisa menos coisa) dos nossos campeonatos, parece-me interessante olhar para o que se vai passando nas tabelas de resultados e classificações.
O grande destaque positivo tem de ser dado ao Carnaxide. Ambas as equipas começaram os respectivos campeonatos em grande força, assumindo, por algumas semanas, a liderança dos dois campeonatos. É verdade que, no caso da 2ª divisão, isso deveu-se ao facto de o LAC ter menos jogos, mas não deixa de ser interessante.
Neste momento, a segunda equipa do Carnaxide só perdeu pontos com o Carcavelos (empate) e com o LAC (derrota). Ganhou, inclusivamente, ao CCO B.

Na divisão principal, os amarelos e azuis começaram por bater todas as restantes equipas A, o que é digno de nota. A segunda volta já não correu tão bem, tendo-se Benfica e CCO vingado com vitórias e Bons Dias com um empate. O Benfica, aliás, já venceu o CCCD de novo, na 3ª volta, ontem.
O Benfica, pelo menos na prática, é o comandante actual do campeonato. Apenas perdeu o referido jogo com o Carnaxide e teve um empate com o CCO. O resto foram vitórias, intercaladas por duas prestações sem mácula na Europa Cup.
O CCO, teórico comandante, com um jogo a mais que os lisboetas, já deitou fora pontos com o NCB (um empate e uma derrota) e com o CCCD (uma derrota). Na 3ª volta, os jogos que vai fazer com estas duas equipas serão interessantíssimos para a definição do pódio desta fase regular.
É um trio escaldante. Temos campeonato!
Isolado, a fazer uma travessia do deserto, sem conseguir chegar acima nem se sentir ameaçado abaixo, vem o GD Bons Dias, vencedor da Taça de Portugal e Vice Campeão 2003/04. É a desilusão da temporada, justificando-se esse facto pela saída de alguns jogadores influentes e o parcial abandono de outros.
Parece-me que Bons Dias será sempre Bons Dias e, num clube desta dimensão, temos de pensar não numa queda mas numa pausa. Olhando para o excelente trabalho de captação que existe nesse clube, para as equipas de jovens que tem construído, não será difícil retomar a tradição ganhadora de um clube carregado de tradição e glória. Mas apenas a médio prazo, já que não me parece que este ano consiga mais do que tem feito. Até agora, o melhor que esta equipa conseguiu, foi um empate com o Carnaxide. As vitórias com as equipas B não são currículo a que um Bons Dias A possa dar relevo.
No entanto, os Play-Offs são uma parte muito peculiar da nossa estrutura competitiva e a maior experiência do clube de Odivelas nesse tipo de jogos pode ainda dar algum trabalho a quem vencer a fase regular e muito particularmente a quem, eventualmente, discuta o 3º lugar com esta equipa.
Lá para baixo, as equipas B jogam para o calendário. Não parecem ter capacidade para dar uma mordiscadela aos pontos das A e não jogam para a manutenção. Nem que ficassem em 2º lugar na 1ª divisão, tinham lá lugar para o ano, uma vez que esse privilégio está reservado a uma, e só uma, equipa por clube. Resta-lhes pensar num campeonato entre as duas. Para já, ao fim do 1º de 3 rounds, o NCB leva vantagem.

Na 2ª divisão, alegrem-se todos!, também temos campeonato!
Temos um LAC que não dá hipóteses. 10 jogos, outras tantas vitórias, acima dos 100 golos de diferença entre marcados e sofridos. A caminhada para a 1ª divisão é calma, restando a Taça para dar algumas emoções.
Do Carnaxide já se falou. Está num surpreendente 2º lugar. Não subirá à 1ª divisão, mas dá garantias de renovação para a 1ª equipa.
O Carcavelos ainda digere hoje uma surpresa amarga que lhe foi levada a casa pelo Odivelas. Ser a 2ª melhor equipa A parece ser um objectivo difícil de contrariar, mas convém não permitir muitas surpresas destas.
O Odivelas e a Batalha são as equipas que podem roubar a subida ao ex-Sassoeiros, mas já vão com demasiados pontos desperdiçados.
As 3 derrotas do CCO B (precisamente com os 3 primeiros da classificação) não estariam no totocorfe da maioria das pessoas. O actual 4º lugar tem um aroma algo decepcionante, mas será, a par com o CCCD, uma equipa que não sobe a intrometer-se no meio dos futuros promovidos.
A batalha das equipas C é ganha, sem grandes dúvidas, pelos Bons Dias. Benfica e CCO deixam-se arrastar pela base da classificação, com pontos perdidos para os previsíveis últimos – Bons Dias D e Odivelas B.

A Taça já só tem 8 equipas. Só metade é que são da 1ª divisão. Num jogo grande (embora isso não tenha ficado confirmado pelo resultado), o Benfica A eliminou já a sua congénere do CCO.
Para as meias finais, podemos contar de certeza com uma equipa de cada divisão. O CCO B pode desforrar-se do Carnaxide B e o Benfica B poderá tentar surpreender os Bons Dias A.
O LAC tem a sua prova de fogo e, apesar do pouco ritmo competitivo, pode fazer Taça frente ao Carnaxide.
Pelo 2º ano consecutivo, a equipa D do NCB, o mais parecido com Globetrotters que cá temos, esbarra com a sua primeira equipa e tudo indica que não vai brincar mais.

Nos jovens, os Bons Dias são senhores. Lideram os campeonatos de Sub 16 e de Sub 19. Mas atenção ao Odivelas. Este fim de semana, os Deuses estiveram lá para os lados do Arnaldo Dias e, para além da já falada vitória sobre o Carcavelos, conseguiram vencer o 3º torneio de Sub 19, equilibrando o topo da classificação do campeonato.

Ainda há quem diga que não vale a pena continuarmos por cá, a gostar disto, a vibrar com isto, a lutar por isto?
O Corfebol é bonito, minhas senhoras e meus senhores. O Corfebol em Portugal está vivo e recomenda-se!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acontece aos melhores: grande capacidade para escrever alegoricamente sobre situações imaginárias e uma visão eufemística sobre a realidade do nosso campeonato.
O campeonato está mais equilibrado, é certo, mas também mais fraco, "Xôr Avô". Nos jogos da 1ª divisão, sente-se a falta do talento do Lima, Filipa, Teles, Vitor, Carla, Catarina, etc (só para referir alguns)... É verdade que apareceram alguns novos jogadores mas, de uma forma global, o campeonato perdeu qualidade.
Em todos os fenómenos (sociais, económicos, desportivos, etc) existem ciclos e contra-ciclos. Acredito que neste momento estamos a meio de um contra-ciclo (evolução negativa, embora pouco pronunciada) e que daqui a uns 2/3 anos voltaremos a crescer... Será a "retoma" do Corfebol Nacional.
Ainda assim, como sempre acontece, algumas equipas conseguem (continuar a ) crescer em contra-ciclo: o Carnaxide está mais forte e o "meu" NCB conseguiu um resultado histórico na Europa Cup. "Outliers"? Penso que sim.
Ainda bem que discordas, Avô. Tu és o nosso Vitor Constâncio, o nosso Alan Greenspan. No fundo, és o barómetro, a voz credível. Que os "consumidores" do nosso desporto se sintam confiantes após os teus comentários. Ajudará a precipitar a "retoma"!

/PV

terça-feira, 25 janeiro, 2005  
Blogger Avô said...

Já um gajo não pode ser o optimista de serviço!
Para bota abaixo, já bastam AQuentais e companhia. Pois cá o velho, quer meter a moral no alto, para precipitar a retoma (brilhante análise, caro /PV) ou, pelo menos, ver mais sorrisos e menos carrancas nos nossos campos de jogo.
O Vítor Constâncio não será tão optimista. Quanto ao Greenspan, vou confessar uma coisa: tive de pesquisar para saber quem é o cromo. Tem um ar tão caquético como eu, mas anda perto de ser o senhor finanças mundiais.
Lisonjeias-me, rapaz!
Quanto a ser credível... só às vezes (e para alguns).

A todos os que me visitam, um grande abraço!

quarta-feira, 26 janeiro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de o Odivelas ter perdido uns pontos, ainda não perdeu a esperança e disso prova a vitória ao Carcavelos e aos Bons Dias C. Estamos em jogo e só perdemos ou ganhamos no final, nnc antes.
silvia silva

domingo, 30 janeiro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home