Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

quarta-feira, outubro 15, 2008

A Selva do Estacionamento


Não me irritam as regras que visem disciplinar o trânsito. Há quem, pura e simplesmente, se revolta contra os parquímetros, os funcionários da EMEL e afins, as rodas bloqueadas, as fitinhas amarelas à volta dos carros, os reboques… Mas isso não são mais do que formas de fazer cumprir as leis. E, normalmente, não é contra as leis que as pessoas estão, mas contra a sua aplicação.
A mim, o que me irrita a sério é a incongruência que faz com que as leis, em vez de disciplinadoras, passem a ser motivo para que haja mais indisciplina.
Pois no estacionamento é assim. Bloqueiam-se os carros que estejam numa zona autorizada mas sem pagamento válido. Já quem está em cima de passeios, passadeiras, paragens de autocarro, curvas… não é sequer incomodado porque há mais funcionários das empresas de estacionamento do que polícias de trânsito.
Então, a chicoespertice lusitana faz com que, todas as manhãs, nas zonas de trabalho, todos os fins de tarde, nas zonas residenciais, se veja uma corrida ao lugar. Não ao lugar válido, delimitado, legal, mas ao lugar de recurso, que transtorna o trânsito, o pedestrianismo e as eventualidades de emergência… mas que é à borla.
E é ver locais de estacionamento vazios, rodeados de viaturas estacionadas à papo-seco em tudo o que é canto. Isto aplica-se tanto à Lisboa matinal como aos concelhos limítrofes nos finais de tarde.
Que os que aterram nos passeios me perdoem, mas acho que deviam ser rebocados antes dos que puseram moedas e perderam mais tempo nas Finanças do que estavam à espera e deixaram escapar a hora do parquímetro.

E pronto; fica aqui um desabafo de Cidadão.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente.

quinta-feira, 16 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

o da fotografia é dos que paga ou dos que não paga?

quinta-feira, 16 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Depois do corfebol, uma de cidadão responsável. Acho bem. Concordo. Também não gosto de ter a multa no limpa vidros mas os condutores deviam ter mais respeito pelos peões e uns pelos outros.

sexta-feira, 24 outubro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home