Blog do Avô

O Primeiro Blogue sobre Corfebol (mas não só) em Portugal!

segunda-feira, novembro 28, 2005

O Meu Jardim

Imaginem uma Cidade. Cada Cidade tem vários Bairros.
Imaginem um Bairro. Cada Bairro tem vários Jardins.
Este Bairro não é excepção e fica numa Cidade que também não o é. Há Jardins neste Bairro que, com outros Bairros, fica numa Cidade.
Cada Jardim é particular e há uma Agremiação de Bairro que cuida dos caminhos que dividem os Jardins. Esses caminhos são assim como que a Terra de Ninguém, tão somente porque não são mais do que a terra de todos.
E é só isto o Bairro – um conjunto de Jardins que são delimitados por caminhos.
Todos os anos há um concurso para determinar quem tem o Jardim mais bonito. Os particulares esmeram-se por ter as mais frondosas sebes, as mais viçosas árvores, as mais exóticas plantas. Em jogos de bastidores contratam os jardineiros que prestavam serviço ao vizinhos e ocultam de todos onde foram buscar os melhores adubos ao melhor preço.
A Agremiação, então, tem as maiores dificuldades em manter belos os caminhos. É que, não só encontra os melhores técnicos, porque os particulares não os dispensam para tarefas comuns, como ainda por cima os particulares não têm qualquer pejo em deitar o seu lixo para as vias comuns. Quanto mais belo está o Jardim de cada particular, mais degradada fica a via comum. Os caminhos enchem-se com os restos de sebes desbastadas, de terra inútil, de ramos cortados, de plantas mortas, de lixo variado.
Todos os anos há um vencedor. E todos os anos o Vencedor e os Vencidos se queixam de que pouca gente na Cidade sabe que venceu naquele Bairro. Apontam o dedo à Agremiação, que não cuida dos caminhos e isso faz com que só as pessoas do Bairro lá andem. Não há visitantes de fora e isso retira o brilho à competição pelo Jardim mais bonito.
A Agremiação, diga-se, é composta por representantes dos particulares. Mas são os representantes que os particulares puderam dispensar, sem que estivesse em risco a competição. Os melhores jardineiros continuam a ser disputados entre os particulares. Um particular que dispensasse os seus melhores jardineiros à Agremiação teria o seu próprio desempenho em risco, e isso seria impensável.

Imaginem a mesma Cidade, a tal que tem vários Bairros.
Imaginem outro Bairro, também com vários Jardins.
Também este não é excepção. Também este tem particulares e uma Agremiação de Bairro. E também neste se elege anualmente o Jardim mais bonito.
Mas neste os melhores jardineiros estão a trabalhar para a Agremiação. E neste, cada vez que alguém tem um bom contacto, faculta-o aos outros e à Agremiação. Cada vez que uma porta se abre ao exterior, é a porta do Bairro e não a de um particular, mesmo que tenha sido esse particular a descobrir a chave dessa porta. E quando alguém encontra adubo melhor e mais barato, não tarda a que todos os Jardins estejam a utilizar esse adubo. E não há trocas de jardineiros quando isso lesa algum dos particulares.
Todos os anos, há um Vencedor e alguns Vencidos na competição que elege o Jardim mais bonito.
E, para inveja do outro Bairro, todos os anos o Vencedor deste é reconhecido por toda a Cidade.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Aniversário

Amanhã este espaço completa um ano. Um ano, 54 textos, 218 comentários neste momento. Não contei as palavras nem as letras porque não sou candidato à CML.
Às vezes o ritmo foi frenético, outras foi vagaroso; às vezes ficcionou-se, outras opinou-se; às vezes falou-se de Corfebol, outras... também.
Amanhã vou cantar o Happy Birthday a mim mesmo, sentado na minha cadeira de baloiço à beira da lareira, com uma manta sobre as pernas e um cachimbo apagado (só para a imagem!) na mão. Um gato ou um cão poderá roçar-se à espera de uma festa no cachaço. Fica sempre bem no quadro. Cantarei com voz rouca e de tom satisfeito pela efeméride. Baterei frágeis palmas com as mão enrugadas e papudas e talvez apague uma vela enfiada num bolo de arroz.
Depois, ligarei o velho transístor sintonizado em AM e esperarei o relato do CCO com o NCB. Em vão, claro, mas não custa tentar. Quem chegou a um Sábado à tarde em frente de uma trémula lareira, bem pode esperar pelo inesperável. Tenho todo o tempo do Mundo. Para Ti.

Hoje tomei conhecimento de que há um colega na blogosfera (korfball.blogspot.com) , que é da responsabilidade do André Mendonça, que é do clã Vinagre. Isto aprendi-o eu naquela verdadeira enciclopédia interactiva de Corfebol que é o CorfQuizz. O da direita e o do meio não são irmãos, são primos; ficam já a saber para quando estiverem a jogar ao tema “Famílias e Inscrições”.
É bom ter companhia. Um ano depois, um colega.